terça-feira, 6 de outubro de 2009

BERLUSCONI ACUSA JUÍZES DE "COMPLÔ SUBVERSIVO" PARA TIRÁ-LO DO PODER

Informa a agência Reuters que o primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi foi citado na sentença de um tribunal administrativo de Milão como conjuntamente responsável pela corrupção em sua empresa Fininvest, quando da disputa travada pela compra da editora Mondadori.

A Fininvest acaba de ser condenada a pagar 750 milhões de euros à rival CIR por haver subornado um juiz na década passada, no afã de adquirir a maior editora da Itália.

Berlusconi reagiu dramaticamente:
"Estou literalmente chocado. A sentença é inacreditável, um enorme erro judicial".
Ou seja, admitiu que a Itália comete erros judiciais, bem ao contrário do que nos asseguram Cezar Pelluso e Walter Maierovitch, para quem o julgamento de cartas marcadas a que foi submetido Cesare Battisti nos anos de chumbo estaria acima de qualquer suspeita...

Berlusconi foi além: afirmou estar sendo vítima de um "complô subversivo" dos juízes para depô-lo antes que conclua seu mandato de cinco anos como premiê.

E, com sua habitual arrogância, garantiu que, mesmo assim, permanecerá no poder até 2013, sem deixar-se intimidar pelos magistrados.

A fanfarronice mal disfarça seu temor de que o principal tribunal italiano decida nesta terça-feira impugnar, por violação da Constituição, uma lei de 2008 que concede imunidade penal a Berlusconi enquanto ele estiver no governo.

Caso isto ocorra, processos pendentes contra ele serão retomados -- como as acusações de ter subornado senadores para que se aliassem à sua campanha eleitoral, bem como um advogado para que testemunhasse em seu favor.

Aí seu futuro ficará, no mínimo, incerto.

Um comentário:

Anônimo disse...

Isso só faz aumentar as suspeitas, ou boatos, que a grana dvee ter rolado solta aqui o Brasil, em particular no STF também. O empenho de alguns minstros em extraditar Battisti faz com esses boatos se tornem mais verossímeis.

Related Posts with Thumbnails