sábado, 8 de agosto de 2009

ÚNICA SAÍDA DIGNA: A RENÚNCIA COLETIVA DOS SENADORES

Crises como o atual mar de lama do Senado são desconfortáveis para os revolucionários, que sabemos não haver solução simplista para elas.

Evitei alinhar-me de forma mais incisiva com o "fora Sarney!" porque, conforme expliquei, o problema não é da pessoa, mas da função. Tira-se um Renan, um Severino ou um Sarney e o substituto incidirá nas mesmíssimas práticas, quanto muito tomando um pouco de cuidado para não deixar que o peguem também com a boca na botija.

Vendeu-se aos caras-pintadas a ilusão de que, expelindo-se Collor, tudo viraria um mar de rosas. Mas, o que veio em seguida foi só o fedor habitual. E os jovens nunca mais se animaram tanto como naquele momento. O preço das desilusões é alto.

Daí minha cautela quanto ao resultado prático da destituição do Sarney; temia ensejar falsas esperanças.

Mas, claro, dava como favas contadas que Sarney cairia. Qualquer outro desfecho seria a avacalhação total.

Só que Brasília consegue sempre nos surpreender... no mau sentido. Tenho o péssimo hábito de esquecer que, como diziam os tropicalistas, aqui é o fim do mundo. Na geléia geral brasileira, a história continua terminando antes do fim.

Então, os interesses menores e vis estão prevalecendo de novo -- e grotescamente como nunca! -- sobre as demandas da coletividade.

Vi-me colhido num paradoxo. Estava certo ao dizer que nada verdadeiramente melhoraria com a degola de Sarney. Mas, errei ao subestimar a possibilidade de que o livrassem do justo castigo por tudo que fez e continua fazendo para preservar/disseminar as piores práticas da política brasileira.

Sarney pode escapar, como escapam criminosos que se beneficiam de qualquer falha processual. Um e outros ficando livres para delinquir, a convicção geral será de que não lhes terá sido feita justiça.

O ônus moral dessa impunidade é terrível. A sociedade, enojada, começa a procurar uma alternativa aos podres poderes. E pode voltar-se, como em 1964, para os salvadores errados.

No meio de tanta pequenez e de tamanha sordidez, sobressai a posição do presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Cezar Britto, para quem a única saída digna, agora, seria a renúncia coletiva dos senadores.

Ciente de que uma atitude dessas exigiria dos senadores uma estatura moral que nem remotamente possuem -- e que, portanto, o Britto e eu estaremos clamando no deserto --, faço minhas a sua conclusão e também suas premissas, assim expostas na nota pública que lançou nesta sexta-feira (7):
"O Senado está em estado de calamidade institucional. A quebra de decoro parlamentar, protagonizada pelas lideranças dos principais partidos, com acusações recíprocas de espantosa gravidade e em baixo calão, configura quadro intolerável, que constrange e envergonha a nação. A democracia desmoraliza-se e corre risco.

"A crise não se resume ao presidente da casa, embora o ponha em destaque. Mas é de toda a instituição - e envolve acusados e acusadores. Dissemina-se como metástase junto às bancadas, quer na constatação de que os múltiplos delitos, diariamente denunciados pela imprensa, configuram prática habitual de quase todos; quer na presença maciça de senadores sem voto (os suplentes), a exercer representação sem legitimidade; quer na constatação de que não se busca correção ética dos desvios, mas oportunidade política de desforra e de capitalização da indignação pública.

"Diante (...) do que assistimos, a sociedade já impôs à presente representação o recall moral. O ideal seria a renúncia dos senadores".

3 comentários:

Miguel do Rosário disse...

Fala sério, Celso. Você entrar nesse golpismo midiático do Brito! Renúncia coletiva? Qual é? Os senadores foram eleitos pelo povo. Só o povo pode tirá-los de lá, através do voto. Não é campanha midiática, por mais que existam podres no Senado, que pode passar por cima da escolha popular.

bAYEUX AO VIVO disse...

O pior de tudo isto é saber são esses senadores que estão fazendo as "leis" que de moral nada tem. Mais há uma solução Celso, que a gripe H1N1 passa por lá e deixe apenas os bons senadores! O perigo é manchete estanpada nos principais jornais do país: O SENADO ESTÁ VAZIO. Um abraço Jânio de Freitas, Bayeux-PB.

celsolungaretti disse...

Por coincidência, o Cezar Britto está propondo exatamente o recall dos senadores - ou seja, que o eleitorado tenha o poder de retirar-lhes o mandato quando o estiverem desonrando, como agora.

É claro que este instituto civilizado jamais será adotado no Brasil. Os senadores possuem um senso muito aguçado de autopreservação. E conhecem muito bem a imagem que têm.

Mais: o Britto e eu sabemos muito bem que não se pode esperar uma reação de homens dignos desses... senhores a que estamos nos dirigindo. E não contamos com tropas de choque e rolos compressores para impor nossa posição; eles e que têm, como demonstraram cabalmente nos últimos dias.

Não há, portanto, golpe nenhum em nossos textos. Apenas a crença, talvez ingênua, de que se deva expressar a posição moralmente correta, contrapondo-a à imundície dominante.

Como dizem os versos do grande Sérgio Ricardo: "cada verso é uma semente/ no deserto do meu tempo".

Related Posts with Thumbnails