quarta-feira, 5 de agosto de 2009

ANISTIA DO CABO ANSELMO PODERÁ SER INDEFERIDA, DIZ TARSO

Soledad Barret Viedma estava grávida de Anselmo quando ele entregou-a para ser executada.



Confirmando a avaliação feita por este blogue desde que começou a ser noticiado o pedido de reparação do cabo Anselmo, o ministro da Justiça Tarso Genro afirmou ontem que o fator decisivo na decisão a ser tomada pela Comissão de Anistia será o momento em que o ex-marujo começou a prestar serviços aos golpistas de 1964.

Segundo Tarso, há indícios de que Anselmo já atuava como "agente infiltrado dos golpistas" na época em que tudo fazia para radicalizar as assembléias de marinheiros -- as quais, como se sabe, foram um dos pretextos para a quartelada.

Então, ele não teria sido cooptado pelo delegado Sérgio Fleury em 1971, conforme alega, mas sim iniciado sua trajetória a soldo do Cenimar (Centro de Informações da Marinha) e passado depois a trabalhar para outros órgãos repressivos da ditadura, o que o desqualificaria como perseguido político:
"Não cabe a aplicação da Lei da Anistia a pessoas que deliberadamente atuaram como agente do Estado, seja para desestabilizar um regime legal, como era o governo João Goulart, seja depois, numa estrutura paralela".
Finalizando, o ministro disse que, na hipótese de que isto venha a ser provado, com o consequente indeferimento do seu pedido de anistia, Anselmo poderá entrar com ação ordinária contra a União, requerendo indenização por haver atuado na repressão política sem reconhecimento do Estado "pela prestação desse regime".

3 comentários:

rafael disse...

o tipo de justiça que esse cara merecia era outro, nem entendo como pode um lixo desses continuar levando a vidinha tranquila por aí.

Unknown disse...

um lixo! não pretendo aqui fazer juizo de valor sobre qual lado estava certo ou errado, mas do ponto de vista de dignidade humana "lixo" foi a única expressão que me veio a cabeça.um dos maiores exemplos de covardia da história recente.se o remorso não lhe corrói a alma, cabo anselmo ja morreu faz tempo.
jeiel
jeiel.feliciano@gmail.com

Anônimo disse...

ESSE TRAIDOR DEVERÁ SER DEIXADO AO LIXO DA HISTORIA. ESQUECIDO PARA SEMPRE. É REPUGNANTE LEMBRAR DOS SEUS ATOS.

Related Posts with Thumbnails