segunda-feira, 18 de maio de 2009

IMPRENSA MARROM


Raras vezes encontrei uma carta de leitor tão pertinente e bem escrita como a que reproduzo abaixo, publicada hoje (18) no Painel do Leitor da Folha de S. Paulo. Concordo e subscrevo.

"A foto da ministra Dilma Rousseff com as duas mãos na cabeça, com expressão apreensiva e, de acordo com a Folha, segurando a peruca, informa? Explica os fatos?

Alguns homens públicos, quando se submetem às sessões de quimioterapia, raspam os cabelos. O governador Mário Covas, ao aparecer em público com os cabelos raspados, nunca teve em destaque esse fato, tampouco sofreu constrangimento no seu processo de doença.

Por razões culturais, para as mulheres, a representação simbólica da perda dos cabelos é diferente. A Folha e os profissionais de imprensa precisam ficar atentos a essas diferenças de gênero. Caso contrário, como acontece com a foto publicada na Folha, vão cometer atos profundamente desrespeitosos.

A mulher e a política Dilma Rousseff, no tratamento do câncer, devem ser tratadas com respeito e solidariedade. A delicadeza é uma dimensão da ética e precisa orientar o exercício do jornalismo."
JACIRA VIEIRA DE MELO (São Paulo, SP)

2 comentários:

Anônimo disse...

A Dilma deveria não usar perruca.
Fica pior na foto. Poderia usar uma touca. Não teve uma atriz global que passou pelo mesmo esquema?

Diego Novaes disse...

Excelente esse texto.

É bem verdade que os veículos de comunicação de massa fazem isso mesmo, denigrem a imagem de quem querem , e quando querem.

Não sou lulista, petista e muito menos governista ou partidário, mas solidariedade e respeito são dimensões que um meio como a Folha não poderia deixar de praticar.

Related Posts with Thumbnails