sexta-feira, 24 de abril de 2009

GILMAR MENDES SEM RETOQUES

Talvez por ser também juiz, Wálter Fanganiello Maierovitch não faz coro ao auê com que a direita saúda seu novo líder informal, Gilmar Mendes. Pelo contrário, critica incisivamente seus desvios da liturgia do cargo que ocupa, o de presidente do STF. Eis alguns comentários interessantes de Maierovitch:

"Mendes também notabilizou-se pelo mau hábito de prejulgar. Hábito, aliás, que um juiz não deve cultivar e serve como indicativo seguro de inaptidão funcional. O prejulgamento por magistrado, grosso modo, é de gravidade igual à do sacerdote que aponta o 'pecador' e conta os segredos revelados por ele no confessionário. Sobre antecipações de juízos, Mendes teceu considerações fora de autos sobre financiamentos aos sem-terra e sobre a revisão da Lei de Anistia, feita para a autoproteção de torturadores.

"No exercício da presidência do STF e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Mendes estabeleceu e sedimenta uma ditadura judiciária nunca vista no País."

Pena que Maierovitch não mostre o mesmo espírito crítico ao posicionar-se sobre o Caso Battisti.

Também esclarecedora é esta revelação da colunista Eliana Catênhede, da Folha de S. Paulo: "Gilmar e Barbosa vieram do Ministério Público e da mesma turma - o presidente do Supremo espalha que tirou primeiro lugar, enquanto Barbosa ficou 'entre os últimos'."

Qual a avaliação moral que o leitor faz de um figurão que trombeteia uma irrelevância dessas sobre um desafeto? E que reação se pode esperar deste último, depois de ser atacado pelas costas e esnobado pela frente?

Joaquim Barbosa merece toda nossa solidariedade.

2 comentários:

divinadivina disse...

para "articulista da folha'que me recuso dizer o nome:OS ULTIMOS SERÃO OS PRIMEIROS!TA PROVADO AGORA E SEMPRE!

Humberto Valadão(humbertovaladao@hotmail.com) disse...

Barbosa tem com certeza a solidariedade da sociedade já saturada das intervenções de Gilmar. O desabafo suou como um grito que estava estancado na garganta de cada um de nós, impotentes ante um legítimo representante da direita falseado no representante das falsas cruzadas pela moralidade no país. Repudio a Gilmar Mendes!!!

Related Posts with Thumbnails