domingo, 15 de fevereiro de 2009

PT QUER VOLTAR AOS TEMPOS DO "LULA-LÁ"

Sai Lulinha Paz-e-Amor, entra Lula-lá.

Na última terça-feira (10) o Diretório Nacional do PT aprovou uma resolução política que representa, na prática, uma volta às posições defendidas pelo partido antes da eleição presidencial de 2002.

A recessão que se aprofunda no mundo capitalista, tendente a virar depressão, fez com que o PT apostasse nas antigas bandeiras ideológicas para tentar eleger Dilma Roussef no ano que vem.

Afinal, o pleito ocorrerá num momento crítico, como a resolução enfatiza: "Estamos diante da maior crise econômica mundial desde a Grande Depressão originada em 1929 (...). A grave crise econômica atual, além de agravar a crise social e alimentar já antes dramática em várias partes do mundo, vem se somar à intensa crise ambiental para a qual o capitalismo não consegue dar resposta. Estamos diante de uma crise do sistema capitalista como um todo".

Daí concluir o PT que "é o momento de ofensiva contra a ideologia dos senhores do capitalismo mundial".

Que passa, claro, por uma ofensiva contra o PSDB e o DEM na próxima eleição presidencial: "A disputa que se travará em 2010 será entre dois projetos. De um lado, as forças progressistas e de esquerda, que querem dar continuidade à ação do governo Lula, reduzindo desigualdades sociais e regionais, ampliando o investimento público, fortalecendo o papel indutor e planejador do Estado, gerando empregos e distribuindo renda, fortalecendo a saúde, a previdência e o ensino público, exercendo uma política externa que fortalece a soberania e a integração continental. De outro lado, as forças neoliberais, conservadoras e de direita, que de 1990 até 2002 privatizaram, desempregaram e arrocharam o povo brasileiro, implementando em nosso país as mesmas políticas que estão na raiz da crise mundial".

Elogios em boca própria à parte, é evidente que o PT, por força das circunstâncias, ensaia a retomada do seu projeto político da década passada, depois de surfar oportunisticamente nas ondas do neoliberalismo entre 2002 e 2008; e que, se as posições enunciadas nessa resolução política forem mantidas na campanha, a esquerda o acabará apoiando maciçamente no previsível 2º turno entre Dilma e Serra. Motivo? A alternativa é muito pior.

Ficará na nossa boca, entretanto, o gosto amargo da lembrança destes seis anos em que os bancos lucraram como nunca e o grande capital teve todos os seus interesses atendidos. Estar novamente com as posições certas não redimirá o PT da facilidade com que delas abdicou para obter o consentimento dos poderosos quando queria chegar ao Planalto.

Também soa meio ridículo este parágrafo: "O PT se posiciona contra as propostas de flexibilização de direitos trabalhistas que estão sendo defendidas por parte do empresariado brasileiro, com apoio de setores da mídia. O PT repudia a postura de setores empresariais que lucraram muito nos últimos anos e, diante das primeiras dificuldades, recorrem às demissões como forma imediata de ajuste".

Em tese, corretíssimo. Só que Lula não tem agido com a diligência para evitar as demissões que tínhamos o direito de esperar de um ex-sindicalista alçado à Presidência da República. Se quiser tornar crível esse discurso, terá de melhorar sua performance.

O PT dá os passos certos para reassumir, pelo menos, a condição de mal menor - o que não foi o caso da eleição de 2006, quando o 2º turno parecia estar sendo disputado entre irmãos siameses.

Vamos torcer para que se torne, isto sim, um bem maior. Ou seja, para que deixe de ser camaleônico e doravante mantenha sempre essa identidade, chova ou faça sol.

Era isto que esperávamos do partido formado pela esquerda que resistiu à ditadura, por sindicalistas que realmente enfrentavam o patronato e pelas alas progressistas da Igreja Católica, cujo crescimento se deu graças ao idealismo e aos esforços voluntários dos seus seguidores.

2 comentários:

Marcos Doniseti disse...

Celso, não penso que Lula tenha sido tão 'bonzinho', assim, com os empresários, não.

Veja que quando os empresários quiseram demitir milhares de funcionários, mesmo obtendo generosos empréstimos junto ao poder público (do BNDES, principalmente) o governo Lula deixou claro que quem quisesse ter acesso a tais empréstimos não poderia demitir ninguém. E foi só o Carlos Lupi deixar isso bem claro que os empresários recuaram.

É claro que a crise global do Capitalismo neoliberal abre uma nova perspectiva de lutas por parte dos trabalhadores e dos povos do mundo todo, sem dúvida alguma. Você está absolutamente correto neste aspecto.

Mas, não podemos esquecer que na última grande crise global (a dos anos 70, Pós-Choque do petróleo de 1973) quem subiu ao poder nos EUA e na Grã-Bretanha, foram Reagan e Thatcher. E eles espalharam o Neoliberalismo pelo mundo, o mesmo neoliberalismo que acabou de falir no mundo inteiro. E nos anos 30 foi Hitler e outras cópias dele e de Mussolini pelo mundo afora que ascenderam ao poder. E o resultado disso foi a 2a. Guerra Mundial.

Então, se a Esquerda não souber como agir nestas circunstâncias de grave crise global do Capitalismo, poderemos vir a assistir à ascensão de governos fascistas ou neo-fascistas pelo mundo afora.

Basta ver que a xenofobia e a discriminação estão crescendo tanto na Europa, como nos EUA.

Todo cuidado é pouco, nestas horas, Celso.

celsolungaretti disse...

Marcos, e os empresários que não pretendem mamar nas tetas do Estado, podem demitir à vontade?

Continuo achando que foi uma reação muito fraca, até porque, pela gravidade do problema, o próprio Lula deveria ter reagido. Desta vez, sim, caberia um murro presidencial na mesa.

De resto, concordo plenamente com o Diretório Nacional do PT num ponto: é mesmo o momento da ofensiva contra a ideologia dos senhores do capitalismo mundial.

Se não os confrontarmos agora, que as contradições capitalistas estão causando uma nova depressão, quando, afinal, os confrontaremos?

Related Posts with Thumbnails