sábado, 10 de janeiro de 2009

veja A QUE PONTO DECAI UMA REVISTA

Embora pareça mais o jornalzinho da Gaviões da Fiel enfocando um Corinthians x Palmeiras, o trecho abaixo é da reportagem "O direito à autodefesa", publicada na edição de 14/01/2009 da revista Veja:

"O que é fora de dúvida é que Israel não pode (e não vai) perder a guerra contra as forças da intolerância religiosa no Oriente Médio, representada agora pelos terroristas do Hamas. Israel é uma sentinela avançada da democracia e da civilização judaico-cristã cercada por nações e grupos políticos armados que formal e claramente lutam pela destruição do estado judeu e pela morte de todos os seus habitantes não-árabes. Também é fora de dúvida que não haverá paz enquanto os vizinhos hostis não aceitarem que a existência de Israel é legítima, que o país tem o direito de se defender e que o terrorismo destrói o que pretende construir."

A confusão é total entre espaços noticiosos e editoriais, bem como entre jornalismo e militância e, enfim, entre análise séria e mera expressão de desejos.

Eu, que não vi em nenhuma bola de cristal se Israel vai ou não perder qualquer guerra, prefiro relatar/comentar os fatos à medida que vão ocorrendo, como aprendi na escola de jornalismo .

2 comentários:

Anônimo disse...

Vindo da Veja e do Sr. Reinaldo Azevedo: "o cabeça de louça furada", podemos esperar tudo! Ele é tão covarde que não publicou meu comentário no seu blog sobre referida matéria no qual lhe refutava, mandando que fosse voltar à escola primária e estudar história daquela região, e depois entrar em uma boa Universidade de Jornalismo, ou pelo menos espelhar-se nos velhos jornalistas que iam para o front de batalha cobrir suas reportagens!

celsolungaretti disse...

Alexander,

certa vez o Reinaldo atacou, da forma mais grosseira, a lenda viva da imprensa brasileira que é o Alberto Dines, um dos maiores nomes da resistência jornalística à ditadura de 1964/85.

Dines, que está bem idoso, deu respostas curtas e sutis, negando-se a entrar na rinha proposta pelo Reinaldo.

Enojado, respondi-lhe eu, tentando chamar a briga para mim, que tenho pique para enfrentar o Reinaldo em qualquer circunstância.

Ele preferiu ignorar, voltando a atacar o Dines.

Isso diz tudo sobre esse indivíduo: é muito valente contra octogenários, mas foge da raia quando chamado para a briga por quem está na plenitude das forças.

Related Posts with Thumbnails