sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

GABEIRA: QUEM TE VIU, QUEM TE VÊ!

Acontecimentos dos últimos dias nos morros cariocas:

"O menino Matheus Rodrigues Carvalho, de 8 anos, morreu na porta de casa com um tiro na Favela Baixa do Sapateiro, no Complexo da Maré, por volta das 8h desta quinta-feira. Ele estava saindo para comprar pão quando foi atingido por um tiro de fuzil. De acordo com os moradores, o menino foi atingido por um policial que estava perseguindo um homem, supostamente do tráfico, com um rádio transmissor. Não houve troca de tiros. O tenente coronel Rogério Seixas do 22º BPM (Complexo da Maré) não quis falar sobre o assunto. Revoltados, moradores iniciaram um protesto. Alguns tentaram invadir o Destacamento de Policiamento Comunitário e atiraram ovos no Caveirão."

"Em uma atividade cultural organizado pelo Grupo Educação Popular, que seria realizada para os moradores do Morro da Providência, na praça Américo Brum foi interrompidas a tiros por policiais do GPAE (Grupamento de Policiamento em Áreas Especiais). A violenta ação da policia deixou uma jovem de 27 anos ferida por um tiro nas costas. Por volta das 17 horas, durantes os preparativos para o evento, um efetivo policial chegou no morro fortemente armado, cercando o local da atividade e as várias vielas próximas ao local, afastando os moradores que estavam no local. Com uma clara intenção a intimar os moradores a não participar do evento. Às 20 horas quando as luzes do local começavam a ser acessas para dar início ao evento, os policiais, sem nenhuma justificativa, iniciaram um tiroteio, causando um clima de terror e dispersando a população que estava no local para a atividade."

Coluna de hoje ("As novidades no front") de Fernando Gabeira na Folha de S. Paulo:

"A polícia conseguiu expulsar os traficantes do morro Dona Marta, na zona sul do Rio. (...) Uma das razões do sucesso inicial no Dona Marta foi o número de homens empregados: 70. Alguns postos policiais com apenas 25 homens, distribuídos em turnos, sofrem com a inferioridade tática diante dos traficantes. (...) Não é impossível impedir o domínio territorial armado nos morros do Rio. Nunca se tentou seriamente, com um plano articulado que pudesse ser avaliado em seus detalhes e tivesse um calendário verificável... tanto o tráfico como as milícias ocupam, militarmente, o território, privando milhares de pessoas de seus direitos elementares. O pior é que já sabemos como fazer, mas nunca reunimos todas condições necessárias."

COMENTÁRIO: O NOVO GABEIRA, EM VERSÃO PALATÁVEL PARA A GRANDE IMPRENSA E PARA OS CONSERVADORES & REACIONÁRIOS EM GERAL, PREOCUPA-SE SOMENTE COM A PRIVAÇÃO DOS DIREITOS ELEMENTARES DOS FAVELADOS POR PARTE DOS TRAFICANTES. NADA TEM A DIZER SOBRE A ATUAÇÃO DE UMA POLÍCIA QUE SE COMPORTA MAIS COMO TROPA DE OCUPAÇÃO NAZISTA, PRIVANDO OS FAVELADOS DE ATIVIDADES CULTURAIS E ATÉ DA PRÓPRIA VIDA. SE PERSISTIR TAL MENTALIDADE, O "PLANO ARTICULADO" QUE ELE PROPÕE, PRESUMIVELMENTE COM SUPERIORIDADE TÁTICA DOS POLICIAIS DIANTE DOS TRAFICANTES, ACABARÁ SENDO UM PLANO DE EXTERMÍNIO.

2 comentários:

Luiz Claudio C. Souza disse...

As informações que tenho é que a participação do Gabeira na luta armada é questionável. E que ele sempre soube aproveitar muito bem o que lhe foi oferecido pela mídia. Suas votações estão lá no Congresso para quem quiser verificar e sempre foram posições favorecendo a direita. Nào vejo nele nada que justifique sua fama.

celsolungaretti disse...

Não conheço suficientemente o assunto para me posicionar quanto ao Gabeira-resistente.

No entanto, sempre achei oportunista sua crítica ao pessoal da luta armada.

Difundiu a imagem de que os guerrilheiros eram machistas, para apresentar-se como a alternativa.

Marketing pessoal, 10. Ética, 0.

Related Posts with Thumbnails