quarta-feira, 19 de novembro de 2008

OBAMA PRIORIZARÁ COMBATE ÀS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS

Barack Obama, finalmente, começa a dizer a que veio.

Fechando a base estadunidense em Guantánamo, eliminará um motivo de vergonha para seu país, que há quase cinco décadas fazia questão de humilhar Cuba com uma arrogante e descabida afirmação de poder imperial.

E abrindo "um novo capítulo" na questão das alterações climáticas, contribuirá, nada mais, nada menos, para a salvação da humanidade.

"Demora não é mais uma opção e negação não é mais uma resposta aceitável", afirmou Obama, implicitamente condenando a omissão de George W. Bush numa questão tão delicada.

E reforçou: "Poucos desafios que se colocam diante da América - e do mundo - são mais urgentes do que combater a mudança climática".

Foi uma frase tão boa que até justifica alguma condescendência nossa diante do péssimo costume que os estadunidenses têm de se referirem a si próprios como "América", quando não passam de uma parte da América do Norte.

Infelizmente, políticos nunca são inteiramente coerentes: o mesmo Obama já anunciou sua intenção de socorrer a indústria automobilística, a grande vilã do aquecimento global.

Melhor seria gastar essa grana na substituição do petróleo por alternativas energéticas, deixando que as montadoras recebessem, por linhas tortas, a justa punição pelos danos ecológicos que causaram.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails