sábado, 11 de outubro de 2008

UM ELOGIO PARA MARTA SUPLICY

Quem acompanha meu trabalho, sabe que não morro de amores por Marta Suplicy.

Os motivos são vários, mas vou me limitar ao principal: ela simbolizou, para mim, a transição do PT ideológico, formado por sindicalistas e membros da Resistência à ditadura militar, para o PT fisiológico, que passou a buscar o poder a qualquer preço.

Simplesmente, nunca teve o perfil de candidata do partido quando o PT era aquele saudoso Partido dos Trabalhadores que não existe mais. Sexóloga de TV, tinha como única credencial ser esposa do valoroso Eduardo Suplicy, que merece todo meu apreço e respeito. Agora, nem isto ela é mais.

Ressalva feita, vou elogiá-la, porque desta vez ela merece: teve a dignidade de não renegar sua convicções ao sabor dos interesses eleitoreiros.

Num debate com pastores no Colégio Batista Brasileiro, durante a campanha do 1º turno, contrariou os interlocutores: "Eu não aceitaria campanha contra os homossexuais. Quem conhece a minha história sabe disso, e até pela minha formação como psicanalista, não poderia ser diferente."

Também se posicionou contra a obrigatoriedade de ensino religioso.

O presidente Lula participou nesta sexta-feira (10) de um evento com 50 líderes evangélicos e tentou colocar panos quentes: "Vocês já foram vítimas de muito preconceito no país. Portanto, vocês não podem retribuir esse preconceito".

Marta, é claro, não foge à regra dos políticos e também faz lá suas concessões.

P. ex., está disposta a abrir uma exceção na Lei Cidade Limpa, deixando que as igrejas evangélicas voltem a enfeiar São Paulo com seus letreiros descomunais (um tremendo erro).

Também pretende autorizar a realização da Marcha Para Jesus na av. Paulista (o que será justo caso a Marcha do Orgulho GLBT continue ocorrendo lá, mas o melhor mesmo seria liberar o cartão postal da cidade apenas para eventos de espectro mais amplo, como o reveillon).

Como sempre prefiro elogiar do que criticar, estou torcendo para Marta não recuar das posições que sustentou corajosamente há algumas semanas.

Se ela exceder minhas expectativas, compensará um pouco a decepção que Fernando Gabeira me causou, também no departamento de caça ao voto dos evangélicos.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails