quinta-feira, 30 de outubro de 2008

NELSON, EU NÃO SOU GAY

Em Ayrton, o Herói Revelado, a mais nova biografia de Senna, o jornalista Ernesto Rodrigues garante: o episódio que mais causou sofrimento ao piloto, "em toda a sua vida", foi o de ter sua orientação sexual colocada em questão por Nelson Piquet, em janeiro de 1988.

Senna dera uma alfinetada no rival Piquet, ao responder a uma pergunta de jornalista sobre o motivo de ele andar sumido da imprensa: "É para o Piquet poder aparecer um pouco".

A resposta veio quente: "Ele anda desaparecido para não ter de explicar à imprensa brasileira por que não gosta de mulher".

Segundo o biógrafo, Senna ficou arrasado e, de bate-pronto, decidiu processar Piquet. Depois desistiu da idéia.

É interessante compararmos o estresse de Senna com a indiferença de Gilberto Kassab, diante de insinuação semelhante, feita pela campanha de Marta Suplicy.

Ou com a rápida assimilação, pelos brasileiros, da novidade de que o jogador Ronaldo fazia programas com travestis. Não houve indignação furibunda, apenas piadas e sarcasmos que não causaram maiores danos.

Ou seja, o Brasil mudou muito nos últimos 20 anos, coroando a revolução de costumes iniciada em 1968. Está consagrado o entendimento de que adultos podem buscar prazer como bem entenderem, desde que haja consentimento mútuo e não se transgridam as leis que protegem a minoridade, vedam violência excessiva, etc.

Coube a um conjunto quase esquecido - João Penca E Seus Miquinhos Amestrados - popularizar a nova atitude em 1983, ao fazer blague com o tabu homofóbico em seu cover de "Tell Me Once Again", do Light Reflections.

A letra debochada de "Calúnias (Telma, Eu Não Sou Gay)" foi um verdadeiro achado:
"Eu deixei aquela vida de lado
E não sou mais um transviado
Telma, eu não sou gay
E o que falam de mim são calúnias..."

Depois de tudo isso, os marqueteiros da política ainda acreditaram que pudessem virar uma eleição explorando os velhos preconceitos. Tiraram zero em sociologia e outro zero em ética.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails