quinta-feira, 21 de agosto de 2008

RONALDINHO MERECE UMA CHANCE. DUNGA, RESPEITO. TEIXEIRA, O OSTRACISMO

O colunista Clóvis Rossi pergunta: quem matou Ronaldinho?

Incide naquele mesmo açodamento que nós, jornalistas, adoramos criticar nos torcedores.

Quando Ronaldinho mostrou um futebol fulgurante na Seleção Brasileira? Pouquíssimas vezes.

Seu maior feito foi encobrir o goleiro inglês com um chute dificílimo na Copa do Mundo de 2002, salvando a Pátria naquele jogo que terminamos com um homem a menos.

É mais um virtuose dos lampejos do que o maestro da equipe. E, atuando no poderoso Barcelona, conseguia ter lampejos em profusão porque existiam outros craques para os adversários marcarem.

Quando a marcação é concentrada sobre ele, os lampejos se tornam mais raros. Apenas isto.

Então, vamos conceder-lhe o tempo de que necessita para recuperar a forma, depois de passar meses contundido (jamais deveria ter voltado logo como titular numa Olimpíada!). Aí, sim, saberemos se a fonte dos lampejos secou ou não.

E não estranhem se apresentar no Milan um futebol muito melhor do que na Seleção Brasileira. Não por amarelão ou falta de patriotismo, mas sim porque é muito mais fácil jogar num time bem organizado e com um técnico competente.

Se querem um culpado pelo vexame olímpico, não precisam buscá-lo na China: ele está na CBF.

Nunca vi alguém iniciar a carreira de técnico na Seleção principal do Brasil. O resultado foi o que qualquer energúmeno adivinharia: péssima campanha nas Eliminatórias e nas Olimpíadas.

Dunga não é técnico nem aqui, nem na China -- disse bem o humorista Simão. Mas, merece respeito. Não é todo jogador limitado que conquista uma Copa do Mundo, depois de ter sido erigido em símbolo da derrota na Copa anterior.

Inconformado com suas limitações, passa a vida tentando provar que não as tem (igualzinho a outro personagem notório, que também foi alçado a alturas para as quais estava visivelmente despreparado...). Daí ter aceitado de pronto a proposta inconsequente, até indecente, do Ricardo Teixeira.

Já passou da hora de moralizarmos a CBF.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails