segunda-feira, 14 de março de 2016

EM 1968 OS KATAGUIRIS ERAM NOSSOS

Outros tempos: o líder da manifestação dos 500 mil...
Quando o site da Folha de S. Paulo admitiu Kim Kataguiri como colaborador, houve uma chiadeira geral na rede chapa branca e nos internautas por ela mesmerizados.

Eu jamais prestara atenção no que a imprensa publicava sobre esse jovem astro dos protestos contra a Dilma, muito menos nos insultos que os sites subvencionados lhe disparavam. Tinha coisa mais importante para ler.

Mas, a reação exacerbada que os esquemas propagandísticos petistas insuflaram contra ele me incomodou, já que essa gente nunca repudiara com igual contundência colaboradores da Folha infinitamente mais nefastos se adotada uma escala de valores realmente de esquerda.

Como o Delfim Netto, responsável moral por todos os assassinatos, estupros e torturas ocorridos entre a assinatura e a revogação do AI5; o Ronaldo Caiado, chefão da jagunçada da UDR e, portanto, responsável (no mínimo) moral por um sem-número de assassinatos de sem-terra; e Reinaldo Azevedo, o direitista-mor dos tempos atuais, embora não passe de um genérico tosco do corvo Carlos Lacerda.
...é bem menos carismático que o da passeata dos 100 mil.
Propus o seguinte:
"...comecemos combatendo os reaças empedernidos, os inimigos de uma vida inteira, os feios, sujos e malvados da política oficial, voltando nossa atenção para os jovens Katagrilos só quando não sobrarem Judas piores para malharmos".
Mas, a manifestação-monstro que teve lugar neste domingo (13/03) na avenida Paulista, aprofundando e alargando ainda mais o fosso que traga o governo da Dilma, alçou o tal Kataguiri a personagem do dia. 

Lembrei-me de 1968, quando cá em São Paulo mal ouvíamos falar do Vladimir Palmeira, mas a passeata dos 100 mil o tornou, instantaneamente, o líder estudantil mais paparicado do País.

Então, desta vez interessei-me em ler o depoimento desse Kim que não é personagem de Kipling (faz pouco tempo que o livro do empolgante Rudyard e o filme dele derivado eram só o que tal nome me evocava...).

Até que escreve bem, para a idade. O que há de mais interessante está aqui:
Os jovens estavam ao nosso lado...
"Nasci em 1996. Lula assumiu seu primeiro mandato na Presidência em 2002. Eu tinha seis anos na ocasião e sonhava ser catador de lixo. Ele tinha 57 e acabara de concretizar o próprio sonho... 
"Desde que tomei consciência de minha própria existência e do mundo a meu redor, o PT está no poder. Em termos de política nacional, os únicos exemplos que vivenciei vieram desse partido. Na República, os únicos valores que vi colocados em prática foram os petistas. 
"Enquanto Lula aparelhava o Estado, eu estava no quintal de casa, fingindo ser um dos heróis da série 'Power Rangers'...  
"A dinastia petista obrigou toda uma geração a engolir a impunidade, a polarização da sociedade e do debate político, o desrespeito sistemático às instituições, o discurso de que, 'se todos roubam, não adianta mudar o governo'. O PT sonegou os valores da democracia a mim e a outros milhões de jovens..." 
Eu e meus companheiros secundaristas que, mais ou menos com a mesma idade do nissei, pusemo-nos a enfrentar um inimigo ainda mais poderoso, poderíamos escrever relatos semelhantes.

Tinha 13 anos quando os militares usurparam o poder e ainda nem começara a me interessar pela política. Muito mais marcante para mim tinha sido a crise dos mísseis cubanos, quando cheguei a perguntar para colegas de classe mais velhos se temiam ser convocados para a guerra...
...e estarão de novo, se propusermos as lutas corretas.

Só em 1967 percebi que todos os brasileiros vivíamos debaixo das botas, submetidos à truculência e à boçalidade da caserna. E, somados os períodos da minha inconsciência e o do jugo da prepotência, levei 34 anos para saber o que era desfrutar das liberdades básicas que a democracia burguesa prevê.

Supondo que esse Kim seja sincero nas suas convicções, deveríamos é indagar-nos: como chegamos ao ponto em que líderes como ele afloram do outro lado? Antigamente éramos só nos que produzíamos gente assim.

Já tivemos o apoio da classe média, dos formadores de opinião, dos jovens mais ousados e talentosos, dos defensores do meio ambiente, dos libertários, dos religiosos que priorizam a justiça social, etc. Inspirávamos muito respeito, nosso prestígio era imenso quando da redemocratização. Em três décadas perdemos tudo, dilapidamos tudo.

Chegamos no atual beco sem saída e o melhor que pode ocorrer agora é uma transição civilizada de poder, que não coloque em risco nossa democracia (imperfeita, sem dúvida, mas bem melhor que a lei do mais forte).
O passado passou. Temos é de construir o futuro.

Então teremos o tempo de que necessitamos para depurar nossas fileiras, extrairmos as lições dos erros terríveis que cometemos e construirmos uma esquerda que novamente seja portadora da esperança, não da arrogância.

Aí esse Kim e congêneres, se forem coerentes, virão engrossar nossas fileiras. Pois, não tenho dúvidas, alguns anos de hegemonia dos fisiológicos de centro e de direita serão suficientes para queimar o filme deles tanto quanto o nosso está queimado agora.

O governo da Dilma acabará antes do tempo porque não tem como durar sem o País explodir. Recessão que país europeu suporta, aqui mata gente que nem moscas. Estamos numa contagem regressiva e, se não acharmos logo a saída, a penúria redundará em convulsão social e caos. 

Já se o desfecho vier em tempo hábil, a vida seguirá. 

E, como a luta que realmente precisarmos vencer é a que dê um fim à exploração do homem pelo homem, não é este, nem de longe, o momento da batalha decisiva; mas sim o de, como Lênin recomendava, darmos um passo atrás para podermos depois dar dois adiante.

7 comentários:

Valmir disse...

a maior façanha do PT é ter empurrado a sociedade brasileira para a direita e legitimado o que pode ter de pior no espectro politico...depois dessa "esquerda" no poder, essa palavra será um palavrão obsceno por 50 anos...nenhuma conspiração reacionária poderia fazer melhor.

marcosomag disse...

Rapaz, faz tempo que não venho aqui. Agora, posso constatar que você não aprendeu nada sobre as "Revoluções Coloridas" promovidas pelo NED (National Endowment for Democracy)em todo o mundo para implantar a "full-spectrum dominance" dos EUA neste século. Eu me lembro que você ficou até irritado quando coloquei links em comentários meus apontando para textos do professor Luiz Alberto Moniz Bandeira (maior especialista brasileiro em EUA, e com bibliografia de referência sobre as relações entre o Brasil e a Grande Potência do Norte), da Agência de Notícias Pública (escolhida pelo próprio Julian Assange para divulgar os "cabs" do Wikileaks no Brasil) e do jornalista estadunidense Wayne Madsen.

Apenas recapitulando: o NED já citado, fundações de empresários estrangeiros como a Koch Industries e a George Soros Manegement literalmente compram jovens universitários, acadêmicos de pouca expressão, jornalistas, partidos políticos (em seus textos, WM cita o PSB, ex-esquerda e que teve Marina Silva ("a puppet" de George Soros, segundo WM), como candidata presidencial em 2014 depois do mal explicado "acidente" fatal com Eduardo Campos), criam "movimentos" artificiais de sociedade civil opositora ao Governo (no Brasil: MBL, Vem pra Rua, Revoltados On-Line, Instituto Millenium), juízes (já existe a informações de que o famigerado Sérgio Moro fez curso de "combate à corrupção" patrocinado pelo Departamento de Estado) para subverterem a ordem em países implementam políticas em desacordo com as diretrizes da Casa Branca.

No caso brasileiro, os EUA não gostaram nada da fundação do banco dos BRICS (alternativa ao FMI e ameaça ao US dólar como moeda de reserva internacional) e da Lei de Partilha para a exploração das imensas reservas petrolíferas do Pré-Sal.

Portanto, esqueça as suas referências de uma direita estudantil e jornalística mal-ajambradas do final dos anos 60. Hoje, o inimigo é muito profissional, treinado e muito bem pago em US dólar. A adesão de setores importantes das classes médias e estudantes ocorre exatamente pelo profissionalismo dos conspiradores contra o governo de centro-esquerda do Brasil, que é amador no contra-ataque pois a Polícia Federal está "aparelhada" pelos "tucanos" e pelo Departamento de Estado (muitos agentes são treinados e doutrinados nos EUA através dos famigerados "convênios de cooperação), a ABIN não desmascarou os financiamentos dos Milleniums e MBLs da vida e a comunicação social do governo simplesmente não existe.

Ao invés de divisão, a esquerda precisa hoje de união. Depois de vencidos os Bolsonaros, Malafaias e Moros da vida pois até o PSDB foi escorraçado das ruas ontem pela extrema-direita poderemos cobrar compromissos do petismo. Do contrário, a invasão da PM de SP a uma sub-sede do Sindicato do Metalúrgicos do ABC, ocorrida no último sábado será um pálido preâmbulo do ocorrerá caso esta extrema-direita chegue ao Poder no Brasil.

celsolungaretti disse...

Marcos,

teorias da conspiração têm o pequeno inconveniente de nunca poderem ser comprovadas. Ficam no diz-que-diz. E se prestam, evidentemente, a todo tipo de manipulação.

Eu sigo as boas práticas jornalísticas: se não podem ser confirmadas, não servem para publicação.

E, prescindindo delas, faço as previsões que têm dado mais certo em toda a imprensa. Os acontecimentos têm lógica e podem ser compreendidos (e antecipados) sem esses enredos mirabolantes de 007.

Abs.

Celso

axel_terceiro disse...

Olá, Celso. Tenho uma observação pessoal que venho fazendo e queria saber, se não for muito incomodo, se você concorda.


Não sei se você já sacou isso ou se é só exagero meu, mas militantes políticos no Brasil, tando de um lado como do outro, deixaram de ser apenas pessoas que nutrem simpatias por bandeiras e causas e estão se tornando cada vez mais sensores imbecis. Gente essa que parece nem mais fingir que estão preocupadas com a ordem democrática na hora de debater e agir. E o que mais me assusta é ver pessoas e instituições que deveria ponderar as coisas (como Lula, Rui Falcão, Aécio e a própria rede Globo) se demonstram mais dispostas a tacar mais gasolina ainda na fogueira...


Sim, Celso. Essa é minha opinião. Um cara chato, ranzinza e cada vez mais intolerante com o estado das coisas nesse país. E fico assim porque sei que uma manada de gente fanática somada a situação de crise total em que vivemos é prato cheio pra desgraça. Ou como vocês acham que o nazismo e o tal Estado Islâmico surgiram?

Não sei até onde isso tudo vai dar, mas sei que, da minha parte, não serei cúmplice.




william Orth disse...

Celso, realmente certas pessoas veem fantasmas, inimigos, alucinações... Será que não da para perceber que as pessoas se cansaram do PT, da ladainha de "esquerda". Deveriam se perguntar , será que oque queremos é viável? Estado inchado, ineficiente,corrupto.Quem foi na Paulista era imensamente classe média e média alta. No entanto são esses que conduzem a nação. Cabeças pensantes que não acreditam no bolsa família,bolsa crack, bolsa presidiário. Acreditam no trabalho e na produção. lembrando que Alckimin, Aécio também foram hostilizados. O stress é geral. Mas parece que realmente a esquerda não perdeu a batalha mas a guerra. Lembrando que todos os países sul americanos estão largando a esquerda. Abraços.

Unknown disse...

Celso, como você se deixa contaminar pelo pensamento da direita?

celsolungaretti disse...

Esse é o tipo de preocupação que incomoda quem está inseguro de seus ideais. Eu, pelo contrário, tenho absoluta certeza de minhas convicções, que se mantêm as mesmas após meio século de vida adulta, e tenho um passado de lutas nas costas para o provar.

Quanto ao post em questão, quando pessoas mais talentosas e ousadas começam a ir para o outro lado, e não para o nosso, temos, sim de lamentar e de tentar detectar o que estamos fazendo de errado!

E quando perdemos a batalha das ruas, como o PT perdeu durante o impeachment da Dilma, alguma coisa está bem fora dos eixos.

Não adianta disparar insultos contra os Kataguiris da vida. Temos é de reformular nossas práticas, para reconquistarmos a juventude. Perdê-la foi fatal!

A Dilma começou a cair em meados de 2013, quando se omitiu vergonhosamente com relação à bestialidade repressiva desencadeada pelas polícias estaduais contra os jovens manifestantes, chegando ao cúmulo de solidarizar-se a um oficial da PM ferido!

Foi um de seus piores momentos na vida inteira. Havia muitas dezenas de participantes dos protestos feridos e mesmo jornalistas andaram sendo barbarizados. E ela só teve lágrimas a derramar por um fardado!

A pergunta certa é: como o PT se deixou contaminar pela legalidade burguesa e pelos "valores republicanos"? Ao dar as costas às ruas, perdeu inclusive a utilidade para os donos dos palácios, que lhe deram o pé na bunda de 2016.

E se não reencontrar o caminho das ruas, outros pés na bunda virão. Urnas produzem presidentes, mas é o povo organizado que os sustenta no poder.

Related Posts with Thumbnails