terça-feira, 8 de março de 2016

DAR SOPA PRO AZAR, NUNCA MAIS!

A condução coercitiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para prestar depoimento na Operação Lava-Jato foi um óbvio exagero e a justificativa posteriormente apresentada, pouco convincente. 

O juiz Sérgio Moro talvez tenha tentado evitar que, recebendo uma convocação normal,  Lula recorresse a um habeas corpus para driblá-la, como fez com a dos promotores paulistas. Se foi isto que lhe passou pela cabeça, a emenda resultou pior do que o soneto.

Mas, Lula também exagerou ao superdimensionar o passo em falso de Moro e dele tentar extrair dividendos excessivos. De um lado, lamúrias de cordeiro; do outro, rugir de leão. Já deu liga, hoje os dois papéis não se amalgamam, se repelem.

Aliás, entusiasmo de torcedores à parte, a performance de 6ª feira (4) não foi das melhores com que o Lula já nos brindou. Pareceu um prestidigitador cansado, que repetiu em demasia os mesmos truques para as mesmas plateias e não surpreende mais ninguém.

Como vítima, não conseguiu fazer com que o distinto público deixasse de notar a ausência de explicações sobre os favores e benesses recebidos de empreiteiras pra lá de suspeitas. Noutras circunstâncias, talvez a cortina de fumaça funcionasse; mas hoje o povão amarga uma terrível recessão e dificilmente permanecerá indiferente às cifras elevadas que os promotores e a imprensa atiram na cara do Lula.

Antes, os coitadezas sentiam orgulho do voluntarioso ex-metalúrgico por vê-lo como um igual que conseguiu vencer na vida e impor-se diante dos endinheirados e dos estudados. Hoje, o mais provável é que sintam inveja dele em função do nababesco padrão de vida que saltou aos olhos (e foi destacado ao máximo) no "Jornal Nacional".
É hora de repelirmos os extremismos...

Daí meu palpite de que o rugido de leão também não atingirá seu objetivo, de atrair para as ruas mais lulistas que os de sempre e gerar uma radicalização tal que intimidasse Moro, dissuadindo-o de seguir até as últimas consequências o rumo atual.

O chamamento à guerra de Lula repercutiu onde era previsível: na internet e nos movimentos sociais. Estes tiveram a péssima ideia de quererem atravessar o samba nas manifestações pró-impeachment, o que daria ensejo a pancadaria explícita e ameaças implícitas à democracia brasileira.

Mas, o script belicoso não convém à presidente Dilma Roussef, que imediatamente convocou o núcleo político do Palácio do Planalto para discutir maneiras de neutralizar tal insensatez.

E o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, deu o tiro de misericórdia, ao anunciar, em entrevista à rádio Jovem Pan, que não permitirá a realização simultânea de duas manifestações antagônicas na avenida Paulista.

Alegando que seus deveres são garantir a liberdade de expressão e também a segurança da população, ele afirmou que manterá a autorização dada aos que agendaram seu protesto há mais de um mês e não vai permitir que outra manifestação seja marcada à última hora para o mesmo local.
...e também a truculência. 

Então, em termos práticos, nada restou do turbilhão de espuma da 6ª feira sob vara, como disse o filósofo Hélio Schwartsman:
"Sua [do Lula] fala pode ter animado a militância petista, mas não muda o quadro geral nem no plano judiciário, onde as investigações prosseguem, nem no político, onde o governo do PT agoniza e o apoio popular ao partido é declinante, sem perspectiva de a economia produzir boas notícias".
A boa notícia é que não chegou a hora dos profetas do apocalipse. Ainda nos sobra algum tempo para tomarmos as providências que se impõem, no sentido de que ela jamais chegue. 

A má notícia é que, se não aproveitarmos bem esse tempo que resta, poderemos passar uma eternidade lamentando-o: nossa penúltima ditadura durou 15 anos e a última, 21.

Dar sopa pro azar, nunca mais! 

8 comentários:

Anônimo disse...

Quem diria, nunca pensei que veria o dia onde eu e o Celso continuaríamos opostos, porém em campos invertidos. Citar o Hélio da Folha e repetir chavões da Míriam e do Merval, a truculência dos petistas, fez me rir. Rir muito. Todos sabemos quem o Lula é e como age o PT, mas desta vez, mesmo com todos os erros e falhas cometidos nos últimos treze anos, a consumação do golpe será muito pior que a normalidade democrática.

A incompetência da Dilma no máximo derrubou o PIB em 1% no ano passado, os outros 3% são frutos da desorganização premeditada da economia, o conluio midiático-judicial em apoio a um brasil tucano (minúsculas mesmo). Ou alguma vez já presenciou depressão econômica nestas proporção em país do terceiro mundo sem um colapso nas linhas de financiamento externo, uma gigantesca quebra de bancos para serem socorridos com dinheiro público ou a suspensão do pagamento da dívida interna...

Corpos no domingo... procure o Departamento de Estado. Ele está cada vez melhor em praticar atentados de falsa bandeira e utilizar franco-atiradores contra os manifestantes. Garantindo assim Estados falidos que parece ser o mais interessante no momento para ele. Ainda não sei exatamente o porquê, mas é a realidade dos últimos anos.

Anônimo disse...

A foto dos petistas truculentos é "manipulada". A camisa do homem curvado não tinha uma bandeira do Brasil, isso é Photoshop, e o homem portava um soco inglês, tendo ido a um ato petista para fazer arruaça. Tenho as fotos sem edição e em vários ângulos, caso queira ver.

celsolungaretti disse...

Com o Schwartsman eu tenho alguma afinidade, já os outros dois não leio e nem sei o que andam escrevendo. Nunca me interessaram.

Contra fotos não há argumentos. Se aquilo não é truculência, é o quê?

"Golpe", quando partidos de oposição tentam obter o impedimento da Dilma pelas vias constitucionais, não passa de um rótulo propagandístico. É lamentável que até a presidente utilize esses truques baratos, copiados do Goebbels.

Teorias da conspiração justificam qualquer coisa e, no fundo, não servem para nada. O que temos é a velha crise cíclica do capitalismo, somada à total incompetência da Dilma. Reviver o nacional-desenvolvimentismo dos anos 50 em 2010/2014 foi uma opção tão desastrosa quanto adotar o neoliberalismo em 2015. Essas besteiras transformaram um ventinho em furacão.

Fiz o que estava ao meu alcance para não surgir(em) cadáver(es) no domingo. Faço tudo que está ao meu alcance para não haver golpe (o de verdade, com tanques nas ruas), apenas uma mudança de presidente que perdeu o controle da situação e há 14 meses não está conseguindo governar de verdade.

Mantida a democracia, a vida continuará e vamos ter chance de reconstruir a esquerda, que o PT deixará em cacos. É nossa prioridade absoluta. Com a que está aí agora, não dá para fazermos nada que preste.

Se vier uma nova ditadura, é quase certo que marcaremos passo durante um bom tempo e eu morrerei frustrado, sem ver o país dos meus sonhos e, talvez, sem sequer ver as coisas se encaminhando na direção certa. Depois de passar mais de meio século perseguindo um ideal, seria melancólico demais.

celsolungaretti disse...

Não duvidarei de sua palavra, anônimo. Mas, com ou sem motivos, os caras de camiseta vermelha o estavam agredindo selvagemente.

E suas figuras são sinistras, parecem leões de chácara de boates. Se uma imagem vale mais do que mil palavras, a desses caras equivale a mais de mil acusações ao partido que os emprega

Marcos Trindade disse...

Endossando o que o anônimo disse: a foto desse post é manipulada e a original está publicada no próprio blog do Celso, um pouco mais abaixo, o senhor agredido está de camiseta branca.

celsolungaretti disse...

Marcos,

o pior nessa foto não é qualquer manipulação, mas sim o tipo de gente que anda por aí com a estrela no peito. Qualquer pessoa de bem se assusta ao ver tais figuras.

Quando eu era petista, na década de 1980, eram militantes que defendiam o partido, mesmo nas brigas. Não ferrabrases de aluguel.

Anônimo disse...

Poxa,se me dissessem que o texto é do Reinaldo Azevedo,eu acreditaria.
(P Pereira)

celsolungaretti disse...

Pereira,

isto só prova que você entende tanto de jornalismo quanto de política: nada.

Related Posts with Thumbnails