quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

LULA SAIU DO ARMÁRIO: "EU SOU UM LIBERAL". NÃO DAVA PRA PERCEBER?

Estamos conversados: Adam Smith é o guru do Lula...
Antigamente o Lula se esquivava de revelar seu posicionamento ideológico, saindo pela tangente quando lhe perguntavam se era de esquerda ou direita: "Sou torneiro-mecânico", ele respondia. Sob aplausos entusiásticos da claque, como se enrolação fosse algo meritório e elogiável. 

Agora, tanta certeza tem de que a esquerda chapa-branca em circunstância nenhuma o recriminará, que se deu ao luxo de abrir o jogo, ao participar de um encontro com blogueiros afins na semana passada:
"A Dilma é muito mais à esquerda que eu. Ela tem uma formação ideológica mais consolidada. Eu sou um liberal… Veja, eu, na verdade, eu sou um cidadão muito pragmático e muito realista entre aquilo que eu sonho e aquilo que é a política real".
...e Milton Friedman o da Dilma.
O que os perspicazes já estávamos carecas de saber foi por ele expresso de forma tão cristalina que até os eternos auto-iludidos não têm mais desculpas para tergiversarem.

Trocando em miúdos, Lula acredita que a riqueza da nação deva continuar sendo gerada nos moldes atuais, mantendo-se a dominação burguesa, pois esta é a política real, enquanto o socialismo e a anarquia não passariam de sonhos.

Só me causou estranheza sua afirmação de que a Dilma está à esquerda dele, Lula.

Taí algo difícil de engolirmos. Será possível que ela ainda esteja à esquerda de alguém, se há um ano se tornou cristã nova do neoliberalismo, adepta da mesma política econômica adotada por Reagan, Thatcher e Pinochet?

Lula em pleno exercício da "política real"
Se, em vários episódios, ficou cabalmente demonstrado que o mais influente dos seus conselheiros atuais é Luís Carlos Trabuco, o presidente do Bradesco?

Se tornou-se amiga desde criancinha e só por problemas de segurança desistiu de ser madrinha de casamento da ruralista Kátia Abreu, figurinha carimbada do agronegócio?

Enfim, como desconheço e não me interesso pelas divisões no seio do liberalismo, deixo esta discussão para os liberais.

Um comentário:

Vitorio Malatesta disse...

O jornalista Carlos Chagas em artigo recente [26.01.16-blog Tribuna da imprensa, sobre Lula] diz "que crime não é comprar um apartamento de luxo [Guarujá] mas sim permitir que uma empresa envolvida em corrupção na PETROBRAS o reforme, o complemente, sem ônus para o proprietário".

Embora isso não o levará para as grades é simplesmente vergonhoso, indecente.

Eis a biografia emporcalhada, acabada, desse que pretendeu ser um grande guia e assim enganou e ainda engana milhões de ingênuos.

Lá se foi o tempo em que, aos domingos, Lula, demagogicamente, assava coelhos em seu modesto rancho nas margens de uma represa de São Bernardo do Campo.

Agora revelou-se. Prefere lugares refrigerados e de alto luxo.

Isto dá um desgosto enorme não só nos brasileiros que acreditavam nele como também em autênticos lideres como José Mujica do Uruguai e outros.

Lula corre para salvar sua biografia e seu partido que ele afundou com sua política de conciliação permanente.

Mas não tem conserto,salvação. Sua esperteza virou bicho.

Seu tão louvado pragmatismo levou-o a encontrar um bom coveiro para enterrar seu partido e sua biografia quando fez sua sucessora a arrogante, grosseira e inábil Dilma Rousself; uma das mais incompetentes personalidades que já sentaram na cadeira presidencial.

Related Posts with Thumbnails