quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

OS PREFEITOS DE SAMPA E SEUS FACTOIDES: O HOMEM DA VASSOURA INSPIROU O MALUQUINHO DA BIKE.

O que o prefeito paulistano Fernando Haddad faz é mais velho do que andar para a frente: como não tem recursos para grandes obras, conquista espaço na imprensa por meio de factoides.

O Jânio Quadros é seu mestre inconfessado. O homem da vassoura se tornava grande atração para a mídia só por descobrir uns arcos antigos e mandar restaurá-los, ou por desinfetar na frente dos repórteres a poltrona na qual um pavão afobado sentou com suas "nádegas indevidas".

Haddad virou herói ambiental por pintar faixas para ciclistas no chão (tinta sai barata) e por reduzir a velocidade de veículos nas vias públicas sem quê nem pra quê, colocando a matreirice na frente das necessidades da população e da sanidade mental dos motoristas que arrancam os cabelos no trânsito emperrado da metrópole.

Nada contra as ciclovias, tudo contra a reserva de espaço vigorar também nos dias úteis, quando vários minutos transcorrem sem que um único ciclista as utilize. Deveriam ser limitadas aos sábados, domingos e feriados.

Nada contra implantar a melhor velocidade para qualquer via, tudo contra agir por mera demagogia, fazendo veículos (ônibus, ambulâncias e bombeiros inclusos) se arrastarem inutilmente só porque o homem novo precisava aparecer.

Já o último coelho tirado da cartola, proibir os motoristas de táxi  de conversarem com seus passageiros sobre futebol, política e religião durante o trajeto, faz lembrar um dos mais ridículos factoides do Jânio, quando ele obrigou os taxistas a mudarem a cor de seus veículos. Virou até modinha de carnaval: "Não pinto meu táxi de amarelo/ Não sou tatu, não sou tatu, meu velho/ Não pinto meu carro de amarelo/ E chega de lero-lero".

Além de ser uma medida de operacionalização quase impossível e cuja inconstitucionalidade é gritante, pois violenta a liberdade de expressão.

Mas dar ensejo a falatórios, isso lá o Haddad está conseguindo, mais uma vez. Não é o que importa? 

E o palhaço, o que é? É ladrão de mulher...

Um comentário:

Urbano Pires disse...

Com os novos limites de 50km por hora, em certas vias como 23 de Maio, Radial Leste, temos que andar com o veículo na terceira marcha, mesmo na madrugada, porque qualquer descuido vamos a 52/53 km e lá vem multa pelos radares. Um verdadeira tirania.

Se tivesse plantado uma árvore para cada troca de placa [ e foram trocadas dezenas de milhares] para sinalizar o novo limite a cidade a cidade estaria bem melhor.

Quanto a proibição de motoristas conversarem sobre referidos assuntos é uma grande bobagem.Uma medida ridícula do acadêmico Haddad.

O que essa medíocre administração do prefeito Haddad deveria fazer era uma campanha para que os motoristas de táxi fossem o exemplo de respeito ao pedestre. Estabelecer isso como dever de ofício.

Não é o que se vê; a maioria desses profissionais portam-se como os demais motoristas com respeito as faixas de pedestres.

Related Posts with Thumbnails