segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

NESTA 3ª, CESARE BATTISTI ESTARÁ LANÇANDO "O CARGUEIRO SENTIMENTAL" EM PORTO ALEGRE.

Battisti foi recebido com muito carinho pelos gaúchos em 2012
Na noite de amanhã (3ª feira, 08/12), Cesare Battisti estará autografando em Porto Alegre O cargueiro sentimental, que chega ao Brasil 12 anos depois de lançado na Franca.

Segundo Carlos Lungarzo, biógrafo brasileiro de Battisti, esta novela noir inspirada nos dramas e tragédias da ultraesquerda italiana foi uma de suas obras mais elogiadas pela crítica, merecendo do prestigioso semanário Paris-Match uma saudação espirituosa: "Ave, Cesare, os que leram teus livros te saúdam".

Trata-se de uma história de amor, melancólica e triste, na avaliação de Lungarzo, que acrescenta:
"...o protagonista é um jovem italiano que deixa a casa de seu pai (antigo e involuntário resistente contra o fascismo) para embrenhar-se na luta contra os restos de fascismo na Itália. Ele se apaixona por uma garota que fica grávida, que logo se afasta dele sem deixar rastos, até que o protagonista sabe que ela morreu, mas deixou uma filha que também é militante. Isto faz que ele empreenda uma procura desesperada por sua filha, uma tarefa que colocará em cena os problemas de três gerações de militantes, a do pai resistente antifascista, a da namorada e parceira de militância, e a filha de ambos".
Ao contrário do farto noticiário sobre a encarniçada perseguição política que lhe foi movida por Silvio Berlusconi, cujo ato final seria a rejeição do pedido de extradição italiano por parte das autoridades brasileiras (vide aqui), a carreira literária de Battisti é pouco abordada na internet. Há registros de pelo menos 18 livros lançados, desde os policiais da série noire da editora Gallimard com que se projetou na década de 1990 até a autobiografia Minha luta sem fim (2007) e os romances de inspiração autobiográfica Ser bambu (2010) e Ao pé do muro (2012).

Ele lamenta que seu melhor momento como escritor tenha sido interrompido quando as pressões italianas fizeram a França recuar do compromisso assumido com militantes italianos refugiados, de permitir-lhes viver em paz desde que não se dedicassem a atividades políticas; após 13 anos de calmaria, foi obrigado a empreender nova fuga. Desde então as novas obras se tornaram esporádicas e os lançamentos foram prejudicados por sua ausência --casos de Ser bambu e Ao pé do muro, que certamente obteriam maior repercussão na França caso ele fosse ele a apresentá-lo e dar entrevistas.

SERVIÇO
EVENTO: lançamento do livro O cargueiro sentimental (Martins Editora, 2015, 180 páginas), de Cesare Battisti
LOCAL: Livraria Palavraria
ENDEREÇO: rua Vasco da Gama, 165 - bairro Bonfim - Porto Alegre/RS
HORÁRIO: a partir das 19 horas

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails