domingo, 4 de outubro de 2015

PORTUGAL ESTÁ VIRANDO A ÁFRICA DA EUROPA. E O BRASIL ESTÁ SENDO VIRADO DO AVESSO.

Se queres um monumento às políticas de austeridade econômica impostas pelos tubarões do capitalismo, vê Portugal, outro dos incautos que regime 
de  emagrecimento forçado levou à inanição e à decadência. 
Ele nos diz: "eu sou você amanhã"! 

Parece que a profecia de Chico Buarque ("Ai, esta  terra ainda vai cumprir seu 
ideal/ Ainda vai tornar-se um imenso Portugal!"se concretizará 
da pior forma possível,  pois não copiamos a Revolução 
dos Cravos, mas estamos copiando o receituário 
neoliberal que destrói nações.

Eis algumas informações relevantes que o comentarista internacional Clóvis Rossi alinhavou sobre o país que nosso vice-presidente Michel Temer apontou 
recentemente como um "modelo" para o Brasil:

"... pesquisa publicada sexta-feira (2) pelo jornal 'Público' mostra que quase 60% dos portugueses acham que o país está 'pior' (18%) ou 'muito pior' (39,8%) do que há quatro anos, quando se iniciou o programa de ajuste que o vice-presidente brasileiro considera modelar.

...O desânimo é tal que 485 mil pessoas deixaram o país desde o início do ajuste -o que representa cerca de 4% da população.

Pior: trata-se de gente em geral qualificada, a ponto de José Manuel Silva, da Ordem dos Médicos de Portugal, ter dito o seguinte ao semanário 'Expresso', a melhor publicação portuguesa: 'Estamos a tornar-nos a África da Europa ao exportar cérebros de alta qualidade para países desenvolvidos, a custo zero'.

Uma segunda avaliação, igualmente assustadora, aparece em texto editorial do 'Expresso': 'Não estamos nem sequer perto de um equilíbrio orçamental, de uma economia que cresça de forma continuada ou de um país com uma demografia equilibrada', diz.

Completa: 'Ainda temos um desemprego inaceitável, níveis de pobreza muito elevados, natalidade perigosamente baixa e demasiados desafios nas políticas públicas, da saúde à educação, passando pela mais discutida segurança social'.

Mais um dado assustador: a economia sofreu um retrocesso de imponentes 6,5% de 2010 a 2014, quando se iniciou uma ainda tímida recuperação.

Pior: nem os indicadores econômicos que se pretendia sanear mostram-se saudáveis. O deficit público era de 4,7%, ao terminar o primeiro semestre, 50% acima do nível tolerado pelas regras europeias (3%). E a dívida subiu de 111% do PIB em 2011 para 129% em 2014".

2 comentários:

Anselmo Bragantini disse...

José Saramago já advertia sobre essa calamidade que se abateria sobre Portugal com a política do Euro.

Quanto ao Brasil, Celso, suas análises sobre a queda a curto prazo da presidente Dilma não se concretizará, infelizmente.

Acredito que levará esse governo capenga até o fim porque, na fase atual, o capitalismo não achará melhor administrador que o PT no governo federal.

Não imaginávamos que o PT desceria a tanto para sua manutenção no poder, terceirizando o governo para o PMDB e outros partidos.

O PT sempre foi assim: sempre fez discurso de esquerda e fechava com a política do capital. A crise desnudou-o.

Unknown disse...

E a crise no mundo. Todos têm o direito de melhorar sua vida. Daí que se passa fome no seu país, procura um que o aceite e melhore sua vida. Afinal todos somos irmãos. O negócio é saber administrar, com tolerância.fui

Related Posts with Thumbnails