domingo, 18 de outubro de 2015

LEVY FINALMENTE VAI PARA O BRADESCO QUE O PARIU. ISTO BASTA?

Nos últimos dias assistimos à fritura explícita do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, com a frigideira sendo balançada por ninguém menos do que o mais influente dos petistas (Lula) e o presidente do partido (Rui Falcão).

Levy é carta fora do baralho. No que realmente conta, já saíram com ele. Permanecerá no cargo até que decidam quem o substituirá, repetindo a humilhação que impuseram a Guido Mantega.

Falcão até já deixou claro o que se exigirá do novo titular:
"É preciso que se libere crédito para investimento, para consumo. É uma forma de fazer a economia rodar. Da mesma forma, é insustentável manter a atual taxa de juros. Está errada a política de contenção exagerada do crédito. Precisamos devolver esperança à população".
Governo Sarney: nunca mais verás inflação como esta!
Não resisto à tentação de incluir mais um comentário musical, na linha dos que tenho feito ultimamente (vide aqui e aqui):

"E eu pergunto: com que roupa?
Com que roupa que eu vou
pro samba que você me convidou?"

Pois não basta o governo abrir os cofres públicos para aliviar o sufoco da população, precisa também decidir como repor o que for subtraído, caso contrário fará disparar a inflação, como no tempo do campeoníssimo José Sarney (em março de 1990, fim do seu mandato presidencial, a dita cuja atingiu o incrível patamar de 85% num único mês!).

Nós, da esquerda, esperamos que a conta desta vez seja paga pelos herdeiros de grandes fortunas, pelos piores parasitas do capitalismo atual (os bancos), pelos sanguessugas que ganham fortunas com os títulos do governo... enfim, pelos que sempre foram privilegiados e poupados. Está na hora de devolverem um pouco de tudo que sempre receberam a mais, enquanto os coitadezas ficavam na pior.

Pois, conforme destacou o comentarista internacional Clóvis Rossi, a partir de números alinhavados pelo site Conta Abertas:
"...apenas neste ano, R$ 277,3 bilhões estão autorizados no Orçamento para 'juros e encargos da dívida'. 
Já o montante destinado ao Bolsa Família nos últimos 15 anos foi inferior a esse gasto com juros (somou R$ 221,7 bilhões). 
Quer dizer o seguinte: os portadores de títulos do governo, uns poucos milhões, recebem EM UM ANO mais do que ganham EM 15 ANOS 42 milhões de pessoas, a clientela do Bolsa Família, os pobres entre os pobres..
Preciso desenhar que está havendo transferência de renda dos pobres para os ricos?"
Então, se o PT quiser realmente desatar os nós do Brasil, à primeira medida acertada (mandar o Levy para o Bradesco que o pariu!) tem de seguir-se outra: começar a nunca dantes ousada transferência de renda dos ricos para os pobres. Pois, como já foi exaustivamente provado pelos economistas isentos, mesmo no governo do Lula a desigualdade só fez aumentar.



P.S. -- Por incrível que pareça, Dilma ainda reluta em curvar-se à evidência dos 
fatos mandou de Estocolmo o recado de que continuará prestigiando o já
definitivamente fracassado Levy: "O presidente do PT pode ter a 
opinião que quiser, mas não é a opinião do governo. A gente 
respeita a opinião do presidente do PT, mas isso 
não significa que seja a opinião do governo". 

Traduzindo: "Vou continuar fingindo que mando mais do que o Lula e o Rui Falcão, mesmo que essa pirraça pueril me faça morrer abraçada com o Levy".

2 comentários:

SF disse...

Essa bolsa rico nunca é comentada.
Já está de volta o over-night.

Imagino que se a política monetária expansionista continuar, mas cortando as boquinhas, poderia dar certo. Aparentemente nã há falta de produtos e nem o mundo está importando tanto do Brasil.

Creio que interferir no mercado financeiro seria o pior a fazer. Veja-se o dólar. Esta volatilidade atual foi gestada com os swaps cambiais e os swaps cambiais reversos. É perversa a maneira como o dinheiro dos pagadores de impostos é entregue de mão beijada em operações que obviamente darão errado. Parece que jogam para perder.

No setor dos títulos públicos nem se fala. Acho que as novas emissões são para pagar os juros das antigas. Pedalar é isto!

Acredito que manter uma casa pedindo dinheiro emprestado para pagar os empréstimos anteriores e consumindo a renda que tem em frivolidades não pode dar certo, mas suponho que é o que estão fazendo.

Se evitaremos a falência não sei e mesmo se soubesse não diria. Alguns ganham muito dinheiro para resolver este dilema.

Tentarei especular nestes cenários.

Anônimo disse...

Esquerdistas gostam de vida fácil. Trabalhar que é bom... Em vez de poupar e remunerar o capital com títulos públicos ou qualquer outro instrumento legal, gasta o dinheiro bebendo cerveja e assistindo futebol. Se você não poupa, problema seu.

Related Posts with Thumbnails