sexta-feira, 21 de junho de 2013

A REVOLUÇÃO NÃO É O CONVITE PARA UM JANTAR

"A revolução não é o convite para um jantar, a composição de uma obra literária, a pintura de um quadro ou a confecção de um bordado, ela não pode ser assim tão refinada, calma e delicada, tão branda, tão afável e cortês, comedida e generosa. A revolução é uma insurreição, é um ato de violência pelo qual uma classe derruba a outra."

Não sou fã incondicional do velho Mao Tsé-Tung, mas ele tinha lá seus momentos. Esta frase é uma pérola.

Muitos companheiros estão assustados com o rumo que os protestos de rua tomaram em Sampa. Como a participação da direita fardada foi catastrófica, agora é a direita de jeans que reage ao movimento, com mais argúcia.

E, também, com uma aparente forcinha do PT. Não dá para acreditarmos que o Rui Falcão mandasse militantes embandeirados para o olho do furacão sem prever que seriam hostilizados. Meu palpite é bem outro: ele queria que acontecesse exatamente o que aconteceu.

Era óbvio que a direita, em qualquer ponto do caminho, tentaria transformar a rejeição generalizada aos podres Poderes numa rejeição individualizada ao Governo Dilma. E é óbvio que a presença ostensiva dos  petistas facilitou a jogada, pois quase todos que estavam na manifestação paulistana eram contra eles, por um ou outro motivo.

Luta política de verdade é assim. Também em 1968 nos defrontávamos com núcleos de estudantes reacionários dos cursos de Exatas da USP, com os agrupamentos fascistas existentes no Mackenzie, etc. A revolução não é o convite para um jantar.

Eu seria capaz de apostar que, já na próxima manifestação, os  indignados  paulistanos restabelecerão o foco correto.

E deixo registrado meu total repúdio à falácia das redes virtuais petistas, que tentam desqualificar em bloco a mais importante luta social brasileira deste século. 

Trata-se de um fenômeno novo e temos de apostar que a vertente revolucionária nele acabará prevalecendo... ou, simplesmente, não há mais esperança para nós. Pois da esquerda palaciana já não podemos esperar nada, em termos revolucionários. 

Ela se tornou definitivamente reformista, empenhada apenas em manter sua atual posição de mera gerenciadora do capitalismo, mediante a distribuição de algumas migalhas a mais para os explorados. E não, jamais, nunca, de maneira nenhuma, a fatia completa do bolo a que eles têm direito.

8 comentários:

Naty CV disse...

É Celso, mas não são só os militantes do PT que estão sendo expulsos. Os do PCO, PSOL, PSTU, PCR também estão sendo linchados das manifestações, eu vi isso acontecer ontem aqui em Porto Alegre. Fora os movimentos sociais que também estão sendo 'proibidos' de participar do movimento.
Por essas e outras que o MPL saiu fora.
Eu acho péssimo o nível que as coisas estão tomando.
Eu estava nas primeiras manifestações aqui em Porto Alegre, que foi onde tudo começou, em fevereiro passado e já deixei claro, não vou mais participar das manifestações, pelo menos as que não tiverem a adesão do MPL, outros movimentos sociais e por onde os partidos não tenham passe livre. Pintar a cara de verde amarelo, se vestir de branco e cantar hino nacional definitivamente não é comigo. Não assim.
Abraços.

celsolungaretti disse...

Naty,

a esquerda não pode perder as ruas, de jeito nenhum! Tem é de lutar por elas. Será que não sobrou nada do espírito do Brizola por aí?

Aqui em São Paulo a coisa foi bem diferente, só na manifestação de ontem é que a fascistada pôs as manguinhas de fora. E eu tenho certeza de que receberá uma reação à altura.

Abs.

Anônimo disse...

Nossa, como vibram os filiados do PSOL; finalmente, o PT está tendo o que merece? "Maior movimento social deste século" isso que virou um passeio da direita mais retrô do BR?
O PSOL é cego?

Não sou filiada a partido algum, mas dá vergonha ver que, qdo. a esquerda precisa se unir, aparecem peças como vcs, o PCO, o PSTU.

Sonia

Avelino disse...

Caro Celso
Discordo de você, o movimento começou legal, mas a direita pegou carona e o comando dele.
Tem gente boa no meio, mas perderam a voz e a vez.
Que eles queiram construir um novo Brasil, ótimo, mas com quem?!Com a direita?!Então não.
Saudações

Naty CV disse...

Não te preocupa Celso, o pessoal daqui está debatendo isso agora.
O 'Bloco de Luta Pelo Transporte Público' que é daqui de POA e atua com o MPL de Sampa, está justamente discutindo como agir daqui pra frente, mas não mais nas manifestações como estão acontecendo agora, com esse mote que tende para um lado que só pensa em nacionalismo e criminaliza os partidos e movimentos sociais.
Acho que essa semana as lideranças daqui vão convocar assembléia e aí sim, decidir os próximos passos.

Anônimo disse...

Em termos de conjunto é uma perda membros de partidos serem expulsos. Mas em termos de movimento é um avanço, a consciência contra a representação política cresceu muito, as pessoas estão aprendendo a ir às ruas e que não precisam de partidos para direciona-las que nem gado. Eu acho que os filiados tinham que abaixar a bandeira e ir de cara limpa apoiar o povo nas ruas, foi exatamente isso que não aconteceu na Revolução Russa, o partido atropelou o povo, "eu primeiro".

Naty CV disse...

Celso, se possível, te peço que divulgue este video no blog. É o relato do meu amigo e ex-colega do curso de Jornalismo da PUCRS, sobre sua prisão na última segunda-feira.
Ele foi preso porque estava filmando a repressão da Brigada Militar do RS contra manifestantes. Ele não estava na manifestação, mas saía de um restaurante e viu tudo o que acontecia e começou a filmar, por isso foi preso, apanhou e ficou horas detido.
Acho que é importante divulgar cada vez mais.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=GkXGCfEFCno

Anônimo disse...

Celso, com esquerdistas como você, quem precisa da direita para derrubar um governante eleito pelo povo?
Psol,PSTU e outros partidos ditos de esquerda perderam completamente o rumo.
Por mais erros que o PT tenha cometido, e eu concordo que são muitos ele não é o inimigo a ser combatido.

Saudações,
João Lopes de Souza

Related Posts with Thumbnails