quarta-feira, 8 de junho de 2011

LIVRE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Como era de se esperar, depois da interminável arenga do relator Gilmar Mendes, a mesma maioria de 6x3 que havia rejeitado a reclamação italiana, decidiu pela imediata expedição do alvará de soltura do escritor Cesare Battisti.

A derrota foi muito mal digerida por Mendes, que dirigiu apartes azedos contra a decisão dos colegas; e pelo presidente Cezar Peluso, que lançou uma furibunda catilinária contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, antes de proclamar, muito a contragosto, o resultado: no que depender do STF, Battisti está liberado.

Ressalvou que existe uma condenação de Battisti na Justiça do Rio de Janeiro, por estar portando documentação falsa quando de sua prisão, em 2007.

Mas, tal sentença estipula apenas a prestação de serviços comunitários. Portanto, nenhum obstáculo real existe agora entre Battisti e a liberdade.

Adiante redigirei um artigo mais completo sobre esta extraordinária vitória contra os reacionários de dois continentes e a formidável máquina de propaganda acionada para o sacrifício ritual de um símbolo vivo dos ideais de 1968.

No momento, quero apenas desfrutar a sensação de dever cumprido.

Durante todos estes anos, sempre soube que era a vida de Battisti que estava em jogo. Não duvidei por um momento sequer de que ele cumprisse o que me segredou: se ordenada a extradição, preferiria suicidar-se a servir de troféu para os fascistas italianos.

Percebíamos que isto jamais deveria ser tornado público antes do desfecho do caso, para que os inimigos não nos acusassem de chantagem emocional.

Mas, é um fardo terrível para se carregar: a consciência de que dos nossos erros e acertos depende a vida de um companheiro.

Então, o que mais sinto neste instante é alívio.

E uma imensa euforia por saber que Battisti está livre do pesadelo dessa  vendetta  tardia, muito mais difícil de suportar para quem deixou a dura militância para trás e construiu uma nova identidade.

Comecei a formar uma consciência política com a leitura de A tragédia de Sacco e Vanzetti, de Howard Fast, retirado meio por acaso da biblioteca circulante da Mooca, quando eu tinha 13 ou 14 anos.

Parece incrível que, na outra ponta da vida, tenha surgido uma oportunidade de eu contribuir para que um também injustiçado, também italiano, não sofresse martírio semelhante.

E que nós tenhamos obtido êxito onde tantos e tão valorosos, alhures, não conseguiram. Tirem o chapéu: o Brasil se negou  a entregar o bode expiatório que o 1º mundo exigia!

Hoje eu sinto orgulho de ser brasileiro.

14 comentários:

Dea Conti disse...

ENFIM!!! VIVA!!! Estou super contente, amigo! MUITO!!! Viva Cesare! E dê nele um abraço por mim, embora eu sequer exista em seu horizonte. Um grande abraço! E parabéns pela força e coerência de sempre.

Rui de Gouveia disse...

Parabéns por tudo o que você publicou em seu BLOG. Você realmente contribuiu MUITO para que a verdade sempre se mantivesse em primeiro plano e, pelo menos para mim, foi um grande guia no acompanhamento desse caso.
Muito obrigado e, mais uma vez, parabéns!!

Anônimo disse...

Porra, tô de alma lavada hoje. Só tomando umas agora pra comemorar e esperar o jus sperniandi dos jornalões amanhã.

Rasil disse...

Valeu a luta de todos por Batistti! Creio que até mesmo o espírto de Olga Benário esteja feliz por não ter se repetido com Cesare, a tremenda sacanagem que fizeram com ela em nosso nome. Sinto-me em parte redimido por essa vitória.

Sonia Amorim/ABC! disse...

Viva Cesare Battisti!!! Viva a Liberdade! Parabéns, Celso, por tua luta incansável, pela defesa da Justiça. Você é um diamante na blogosfera verdadeiramente progressista! Forte abraço!

Juliana Maciel disse...

Amor, o mérito é quase todo seu. Sou testemunha de toda a sua luta, sacrifício, noites mal dormidas em prol desse caso. Tenho orgulho de ser sua esposa. Te amo!

wilson cunha junior disse...

Parabéns Celso!

Anônimo disse...

Jornal da Globo, agora à noite, já começou com as mentiras e os falsos direcionamentos em suas matérias. Dentre outras coisas, disseram que Cesare Battisti admitiu fazer parte de grupos terroristas na Itália, mas que negava as morte a ele atribuídas. JG disse que na Itália ele foi condenado por crime comum ,pois a Italia não reconhece crimes políticos como o Brasil. A reportagem mostrou um resumo do pronuncionamento dos juízes E ENCERROU A MATÉRIA COM A FALA DO PELUSO! Essa é a velha Globo! Sempre direcionando as reportagens e induzindo os telespectadores. A grande massa ignara manipulada. A chamada "opinião pública" utilizada como caixa de ressonância pela imprensa.

Thomaz Braga disse...

Parabéns Celso,
tomei conhecimento do caso Battisti através do senador Eduardo Suplicy e depois acompanhei aqui toda essa sua belíssima luta por justiça. Aprendi muito.
Um grande abraço.

Anônimo disse...

Celso, e' nessa horas que se tem um pouco de satisfação de lutar o bom combate!
Obrigado por manter a chama da justiça e da liberdade acesa em seus leitores. Apesar de uma avalanche contraria, voce nunca desistiu dessa luta e manteve sempre o otimismo e a garra!
Hoje somos todos Cesare, hoje somos todos um pouco mais livres!

Anônimo disse...

O jus sperniandi chegou hoje aos jornalões da Italia. La Repubblica, L'unità, Il Mattino, todos em uníssono contra a decisão do STF.
Lá, como cá, a imprensa está nas mãos dos "reaças".

Mário disse...

Parabéns pela luta Celso. Parece uma gotinha no oceano, mas vc é muito importante para o ser humano. Sua luta não é ingloria, muito pelo contrario. Muita Paz e saúde pra vc e família. Abs. Mário

Mário disse...

Parabéns Celso. Tua luta não é ingloria, muito pelo contrario. Saúde e Paz pra vc e família. Abs.

Carlos Eduardo da Maia disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Related Posts with Thumbnails