sexta-feira, 8 de agosto de 2008

EU, CELSO L., 57 ANOS, ANISTIADO E... BLOGUEIRO?!

Não era exatamente o que eu esperava fazer, nesta fase da minha vida.

Recapitulemos. Em novembro/2005, ao lançar meu livro de estréia, "Náufrago da Utopia", acreditava ter desimpedido os caminhos para meu projeto maior: propor um novo ideário para a esquerda, retomando, num contexto mais propício, as propostas neo-anarquistas da geração 68.

Mas, passados dois anos e meio, nada marchou como esperava.

O "Náufrago" não concretizou seu potencial, mantendo-se apenas como um cult para algumas dezenas de pessoas e uma referência para alunos e professores de História.

Não encontrei espaço para meu great come back à grande imprensa, sonho que jamais abandonei. Só que, como nunca, as tribunas estão hermeticamente fechadas para os articulistas de esquerda.

Vai daí que a nova utopia singra os mares meio sem rumo, incapaz de encontrar seu porto seguro.

O segundo livro será a hora da verdade: ou decola, ou não vou ter outra chance. Então, trata-se de um cartucho a ser queimado apenas no momento ideal.

Não pretendo fazer-me interessante para a mídia, nem sair da minha postura de uma vida inteira: discrição e coerência. Se meu trabalho tiver de acontecer, será a partir de sua qualidade. Travarei a luta até o fim com as mesmas armas de hoje.

Como o Roberto Campos fez no outro lado do espectro ideológico, não cortejarei meu público-alvo com concessões baratas. Deixarei que ele, por sua própria evolução, venha até onde estou... ou não.

Então, só me resta mesmo continuar escrevendo e espalhando meus textos, na esperança de que eles me levem aonde quero chegar.

Daí a iniciativa de abrir esta nova frente, para testar outras possibilidades de expressão e tirar a ferrugem das minhas ferramentas.

E seja o que o destino quiser.

4 comentários:

Éder Milani disse...

Celso,

é com satisfação que recebo sua notícia da criação deste espaço.
Sem dúvida será mais uma arma importante contra tudo que nos mantém inquietos.

Grande abraço!

Éder Milani

ismar disse...

Avante, amigo Celso.

Sucesso em sua nova empreitada.

Você é um grande formador de opinião.

Grande abraço.

Ismar

celsolungaretti disse...

Éder e Ismar, meus bons companheiros, agradeço o incentivo.

Mas, ambos exageram. Não me vejo como detentor de uma arma importante, nem como formador de opinião.

Por enquanto, estou plantando minhas sementes e mantendo vivas algumas tradições da esquerda de outrora, como a liberdade intelectual.

E, claro, continuo tentando, à minha maneira, cumprir o dever de todo revolucionário: fazer a revolução.

Éder Milani disse...

Celso,

plantar sementes cria, com o passar dos tempos, a possibilidade de colher frutos maiores do que se imagina.

Só se aperta o gatilho quando já se construiu a arma.

Related Posts with Thumbnails